Mas afinal, o que é terapia?

Terapia vem da palavra grega therapeia-as e tem o significado de: CUIDAR, TRATAR, HONRAR

Pense em um jardim… O cuidado com as flores do jardim supõe que elas sejam plantadas em solo adequando, tenha a luminosidade adequada, que seu crescimento seja acompanhado, que receba água e até mesmo carinho. É também necessário, as vezes, interferir naquilo que pode estar prejudicando o desenvolvimento da planta: solo pobre, pragas, pouca luz, etc. Esse cuidado é terapêutico para a planta.

Uma árvore pode cair despedaçada por um raio ou esmagada por uma grande pedra, e todo mundo vê. Uma outra, a gente quase nem percebe, mas ela vai perdendo o viço e, um dia, está seca. Foi prejudicada por parasitas ou por pragas que se instalaram nela. Acontece isso também com algumas flores que começam a murchar nos jardins ou em seus vasos. São atacadas por pulgões e outras pragas que roubam o seu vigor. Às vezes, demoramos a perceber o que está acontecendo, e como é difícil, depois, livrar a plantas dessas pragas quase invisíveis…

 Sem cuidar, nada floresce.

O jardineiro tem conhecimento sobre flores, estudou sobre elas, e em seu trabalho já conheceu várias e diferentes flores. O jardineiro sabe que cada flor é única no mundo. Mas como em seu ofício ele já cuidou de vários jardins, pode dar dicas para o dono do jardim, ajudar a perceber o que é saudável para as flores e o que não é; o que as faz crescer e o que as prejudica; ajudá-lo a identificar cada tipo de praga, para que em cada caso seja dado a atenção e o cuidado devidos… Porque sem cuidar, nada floresce.

A psicoterapia é o cuidado com sua saúde emocional e psíquica. Por que é um equívoco pensar que somente a saúde física precisa de cuidados e prevenção, não é mesmo?

Na psicoterapia você vai explorar o seu funcionamento psicológico, com a ajuda do psicólogo. A terapia te aujudará a tornar consciente as manifestações do seu inconsciente. Esse processo te conduzirá ao autoconhecimento em relação ao seus padrões de se relacionar e de agir e de que maneira alguns desses padrões podem o estar prejudicando. Assim, você terá a oportunidade de aprender a utilizar seus padrões de maneira mais produtiva, ou aprender novas maneiras de pensar, sentir e agir, de forma a desenvolver uma maneira mais feliz de estar na vida! O processo pode se dar individualmente ou em grupo.

Terapia significa cuidar, honrar.

E você? Pronto(a) para cuidar do seu jardim?

Fonte: Conversas sobre terapia – Billet Tatit Sapienza

 

Compartilhar Post:

Copiar link desse post:

Copiar